2017-07-14

Gala dos Vencedores do Passo de Arte acontece neste domingo

A edição comemorativa de 25 anos do Passo de Arte Internacional começou no dia 7 e se encerra neste domingo, 16, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) com a Gala dos Vencedores Passo das Estrelas, quando os primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente ao público. O espetáculo conta ainda com três coreografias de bailarinos convidados e o Grand Defilé, uma montagem coreográfica que contará com cerca de 120 dançarinos participantes.
 
No dia 16, a Gala dos Vencedores Passo das Estrelas começa às 17h no CIAEI, quando os primeiros colocados de cada categoria da competição se apresentam novamente ao público em um momento de prestígio e reconhecimento.
 
A abertura do evento contará com três coreografias especiais de convidados do Festival. A primeira será a apresentação dos bailarinos do Balé Cidade de São Paulo, Isabela Maylart e Lucas Axel. Depois o palco recebe o brasileiro Carlos dos Santos e a francesa Karine Plantadit, professora de dança e atriz premiada com Tony-Award, considerado o maior prêmio de teatro musical nos Estados Unidos, para protagonizar o Duo Celebration. E em seguida, Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentam o grand pas de deux Diana e Acteon.
Além disso, o espetáculo também terá o Grand Defilé, uma montagem coreográfica com a participação de cerca de 120 bailarinos competidores da mostra. O trabalho foi desenvolvido por Carlos dos Santos, coreógrafo do Grand Defilé do Youth America Grand Prix NY há 15 anos.
 
CONVIDADOS ESPECIAIS
Ao longo desta edição comemorativa do Passo de Arte Internacional estão sendo apresentadas algumas histórias de sucesso e profissionalização que se tornaram realidade por meio do Passo de Arte e do Youth America Grand Prix Brasil.
 
Neste sábado, 15, quem sobe ao palco são Nayara Lopes e Irlan Santos para apresentar a coreografia Pas de Deux Sheherazade. A curitibana Nayara Lopes estudou na escola de Teatro Guaíra e foi a primeira estudante a ganhar bolsa de estudo pelo YAGP em 2008 para a Jacqueline Kennedy Onassis School of America Ballet Theatre onde se formou. Atualmente é bailarina do Dance Theatre of Harlen em Nova Iorque.
 
Já Irlan Santos tem uma história digna de cinema. Criado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, quando criança aprendeu sapateado e ballet no Projeto de Extensão Núcleo de Arte. Participou do Passo de Arte, e em 2005 foi para Nova Iorque no Youth America Grand Prix. Se consagrou vencedor em sua primeira competição internacional.
Em 2009, participou novamente do YAGP-NY e ganhou prêmio de melhor bailarino contemporâneo. Irlan ficou conhecido mundialmente, principalmente nos EUA e no Reino Unido, após participar do filme Only When I Dance, de 2009. O documentário conta a história de Irlan e outra bailarina, Isabela Coracy, ambos jovens de comunidades carentes, e mostra os passos deles em busca do sonho de serem bailarinos profissionais. Em 2011, Irlan integrou o Boston Ballet, e em 2015 foi promovido a Solista e logo em seguida, na mesma temporada, Primeiro Bailarino.
 
AGENDA
O 25º Passo de Arte Internacional acontece até este domingo, 16 de julho, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI, em Indaiatuba. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$50 inteira e R$25 meia entrada para estudantes com carteirinha, crianças de 6 a 11 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade. Crianças até 5 anos não pagam ingressos. Quem fizer a doação de um pacote de leite em pó no momento da compra terá 50% de desconto no valor do ingresso inteiro. Essa promoção não é válida para meia entrada. Mais informações pelo telefone (11) 4979 5709 ou no site www.passodearte.com.br.